Cozinha Brasileira
Dentro de sua alma brasileira, Morena entende que é impossível falar de brasilidade com purismo, pois somos uma cultura de misturas e miscigenações.
Pratos típicos brasileiros são revisitados pela chef, que interpreta os clássicos com uma pitada de suas vivências.
Confira abaixo a influência das várias regiões do Brasil nos pratos clássicos e sazonais de seu repertório.
COZINHA NATIVA (produtos da infância de nossa chef)
Com ingredientes de seu quintal em Trancoso, como a pitanga, o biri-biri, a jaca, o coco e a fruta pão, Morena se inspira em suas lembranças da infância.
REGIÃO NORDESTE
Na mesa do nordestino tem cuxá, arroz de capote, caranguejada, oi, queijo do sertão, carne de sol, baião de dois, manteiga de garrafa, buchada de bode, sururu, arraia e, diga aí meu rei? Vatapá, caruru, munguzá, herança de africanos, europeus e índios.
REGIÃO NORTE
Testemunho da cultura indígena, 5 milhões de km2 abraçam pirarucus, tucunarés, tambaquis, surubins, taperabás, muricis e muito cupuaçu, açaí, tucupi e tacacá, sob as bençãos alegres da mandioca.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Junte nortistas, índios e bandeirantes, uma pitada de Pantanal, um tanto de Cerrado, água, muita água, e bom apetite!
Caldo de piranha, salada de guariroba, capivaras, pacas, tatus, arroz com pequi, empadão goiano, feijão tropeiro e banana frita com açúcar e canela.
REGIÃO SUDESTE
Da feijoada ao filé à Oswalvo Aranha, do tutu de feijão ao ora-pro-nobis, da moqueca capixaba ao caldeirão paulista, onde a cozinha caiçara e caipira convivem harmoniosamente.
REGIÃO SUL
Chimarrão e churrasco são as especialidades. Mas não penses que fica por aí. Tu conheces galinha com polenta ao fio? Já sentistes o cheirinho do fogão a lenha? É o barreado, culinária típica dos tropeiros.