Chef Morena Leite

Morena Leite cresceu no Quadrado de Trancoso e, desde pequena, esteve em meio às panelas do Capim Santo.  Seus pais, Fernando Leite e Sandra Marques chegaram à Bahia à procura de um estilo de vida mais natural e encontraram na culinária a possibilidade de reunir em torno da mesa a família e os amigos.

Os aromas surpreendentes que emanavam da cozinha do restaurante criaram a fama da família. Assim, aos dezessete anos, Morena deixou a praia e foi para Paris estudar na renomada escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, onde se formou Chef de Cozinha e Pâtisserie dois anos depois.

“Estudei na Cordon Bleu, mas meu trabalho tem muito do emocional. Gosto de brincar com os sentidos, explorar sabores e revisitar pratos tradicionais”. Morena considera que grande parte de seu conhecimento foi somado pelas experiências adquiridas em viagens. “Cozinho com amor, técnica, planejamento e intuição”, afirma.

Em 1999, a Chef inaugurou sua filial paulistana do Restaurante Capim Santo, então localizado no coração da Vila Madalena. Em 2000, começou a dar aulas no Atelier Gourmand, descobrindo sua grande paixão: transmitir seus sabores e saberes através de suas receitas.

Convidada a representar o Brasil no “Festival da Cozinha Latino Americana”, em Chicago, o reconhecimento de seu trabalho estava deslanchando. No mesmo ano, em 2001, foi capa da revista Veja São Paulo. Nas comemorações do Ano do Brasil na França, Morena foi a escolhida para preparar o coquetel comemorativo para 500pessoas na Praça da Bastilha, em Paris.

Lançou seu primeiro livro, em francês, em 2006. Embalado pelos sons de Gilberto Gil, o Brésil Sons et Saveurs (Brasil, sons e sabores – link) foi premiado na Suécia como melhor livro de cozinha do mundo, quesito “inovação”. Deste evento, originou-se o Buffet Capim Santo.

No ano seguinte, Morena realizou seu sonho e inaugurou a Escola de Cozinha Sabores e Saberes (link), idealizada em parceria com a Electrolux e Le Creuset. Sempre muito comunicativa, a Chef ganhou destaque na imprensa, indo aos programas da Ana Maria Braga, Jô Soares e João Dória, tornando-se garota propaganda do Banco Real, em 2008.

Em comemoração ao ano da França no Brasil, realizou para o Grupo Pão de Açúcar um jantar a quatro mãos com seu ídolo, o Chef Claude Troisgros. Participou do Festival de Curitiba, com o Chef Celso Freire; do Festival de Gramado e do Festival Gastronômico da Praia do Forte. Preparou também eventos para o ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso.

 

Em maio de 2010, Morena celebrou os 25 anos do Capim Santo de Trancoso com o livro Capim Santo – Receitas para Receber os Amigos (link), no qual revela suas melhores receitas. No final do mesmo ano abriu o Restaurante Santinho (link), no Instituto Tomie Ohtake.

No início de 2012, a convite da EMBRATUR, Morena seguiu para a maior feira de turismo do mundo (ITB), realizada na Alemanha. Além de lecionar para 30 jornalistas alemães, a Chef realizou um jantar para 200 pessoas com inspiração na gastronomia típica brasileira. Em junho daquele ano, em parceria com a confeiteira Otávia Sommavilla, Morena Leite lançou o livro Doce Brasil – Bem Bolado (link), onde conta a história dos bolos brasileiros. Em setembro, iniciou a apresentação da terceira temporada do programa Taste It! no canal Glitz*.

Em 2013, mais acontecimentos: Morena abriu a nova unidade do Restaurante Santinho, dentro do Museu da Casa Brasileira e lançou seu canal do YouTube, o Mistura Morena (link).

Na FLIP do ano seguinte, em Paraty, lançou seu último livro publicado: o Mistura Morena – Cozinha Tropical Brasileira (link).

E finalmente, em 2015, ganhou a disputada concessão do Theatro Municipal de São Paulo, inaugurando a terceira unidade do Santinho Restaurante, unindo mais uma vez arte e gastronomia.

O DNA de cozinha brasileira tropical da Chef Morena Leite se baseia no tripé da culinária saudável com técnica francesa e ingredientes brasileiros.

Escola Sabores e Saberes

Em parceria com a Electrolux e colaboração da Le Creuset, Morena inaugurou a Escola Sabores e Saberes em 2007, dentro do restaurante Capim Santo de São Paulo. O espaço é utilizado para saraus e aulas de cozinha, com o objetivo de disseminar a cultura por meio da culinária. Profissionais de diversas áreas transmitem seus conhecimentos, unindo teoria e prática em saborosas aulas. A escola já recebeu eventos como o “Sarau Gastronômico”, em que Morena ensina técnicas do Cordon Bleu, embalada por uma trilha sonora de voz e violão; a “Cozinha Histórica”, em que são demonstrados por meio de receitas, mitos, lendas e tradições de um povo ou época; e aulas de Cozinha Kosher.